Nosso Blog

Caça-aos-ovos-25

Caça aos ovos e a importância da ludicidade

É na infância que se desenvolve a imaginação e a criatividade, e aonde se começa a entender o mundo ao seu redor. Justamente por isso, exercitar a imaginação é um processo extremamente importante. Para auxiliar no desenvolvimento cognitivo, na sociabilidade e na evolução individual de cada paciente, não é preciso tratá-lo como um adulto, muito pelo contrário. A ludicidade é o caminho mais eficaz, não se trata de ser liberal e permissivo, mas sim, de conduzir a criança através de uma linguagem que a permitirá evoluir e melhor se relacionar com o meio ao qual está inserida. O brincar pode permitir que a criança embarque na imaginação e assim, faz com que a fantasia conduza a coordenação motora, e desenvolva seus sistemas sensoriais. Desde a Grécia Antiga, a aprendizagem tem se utilizado de jogos e da ludicidade para mais do que entreter, ensinar e educar crianças. Por conta disso, permitir que a criança aproveite a sua infância da maneira devida é fundamental. Dar-lhe uma dose de fantasia não fará mal a ninguém. As datas comemorativas são uma maneira de trabalhar a fantasia. Há quem prefira isentar os pequeninos de acreditarem em fada do dente, Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. No entanto, permiti-los imaginar um mundo para além dos seus sentidos pode exercer um papel crucial em seu desenvolvimento, auxiliando na criação, reflexão, análise e interação com outros indivíduos.

Segundo Piaget e Vigotsky, o brincar exerce um papel muito importante e contribui significativamente para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social dos indivíduos. As crianças ao interagirem com objetos variados encontram maneiras de brincarem e assim, conciliarem a realidade vivida com o mundo imaginário. Segundo Vigotsky:

Brincar é coisa séria, também, por que na brincadeira não há trapaça, há sinceridade engajamento voluntário e doação. Brincando nos reequilibramos, reciclamos nossas emoções e nossa necessidade de conhecer e reinventar. E tudo isso desenvolvendo atenção, concentração e muitas habilidades. É brincando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de possibilidades. No espaço criado pelo brincar nessa aparente fantasia, acontece a expressão de uma realidade interior que pode estar bloqueada pela necessidade de ajustamento às expectativas sociais e familiares (VIGOTSKY, 1994, p. 67).

Pensando nisso, nós da Religare Clinica de Reabilitação promovemos nossas ações de forma lúdica e inclusiva, utilizando de datas comemorativas para aproximarmo-nos das famílias dos pacientes, e acima de tudo, promover o desenvolvimento de sua qualidade de vida.

Na semana da Páscoa, realizamos o evento Caça aos ovos. Ambientado no Parque Celso Daniel, em Santo André, além de muito chocolate, o evento contou com pintura facial, confecção de orelhinhas e montagem de coelhinhos. Religare, sempre utilizando a imaginação e a ludicidade como formas de elevar o bem-estar de nossos pacientes.

[easingslider id=”1103″]

Abrir Conversa
Entre em contato conosco!
Entre em contato conosco!