5 obras que retratam a deficiência

Obras que retratam deficiência

Os filmes podem ser excelentes recursos para aprender sobre as deficiências de um indivíduo, aprender mais sobre o contexto de que ele(a) está inserido e de seus familiares. Muitas obras podem nos ajudar a entender mais as situações diárias e os desafios que a deficiência impõem.

Portanto, nós da Clínica de Reabilitação Religare, separamos algumas obras que retratam a vida dos deficientes com intuito de mostrar como estas pessoas levam suas vidas e de como são incluídas na sociedade em que vivem.

1. Intocáveis (2012) – (versão original)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se fortalece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

2. Colegas (2012)

Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa “brincadeira”. Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

3. FORREST GUMP – O CONTADOR DE HISTÓRIAS (1994)

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

4. Milagre na cela 7 (2020)

Separado de sua filha por ser acusado de um crime que não cometeu, um homem com deficiência intelectual precisa provar sua inocência ao ser preso pela morte da filha de um comandante. Ele passa a contar com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades.

5. Como eu era antes de você (2016)

Em Como Eu Era Antes de Você, o rico e bem sucedido Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.           

Caso queira saber mais sobre filmes que retratam alguma síndrome, dê uma olhada em nossa matéria sobre filmes que retratam o autismo clicando aqui.

Desejamos a todos uma ótima sessão de filmes!

0 comments on “5 obras que retratam a deficiênciaAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *