Nosso Blog

Precisamos nos preocupar com Ecolalia?

Em 2022 com a implementação do CID11 a definição do TEA ganha um refinamento que traz além das características, prejuízos na Comunicação Social, Comportamentos Repetitivos e Restritivos, Distúrbio Sensorial, um alicerce que é a presença ou não de Deficiência Intelectual (DI), ausência, prejuízo, comprometimento na linguagem funcional. Temos então um especificador relevante.

Linguagem é toda forma de comunicação que pode ser verbal ou não verbal, o paciente com TEA pode ter prejuízos em vários âmbitos da comunicação e apresentar Ecolalia.

Ekho  Lalein  =  Eco  Lalia = Repetir a fala

Ecolalia vem do grego, e significa repetir a fala, na extensão dela, ou seja, item por item, do começo ao fim, no TEA vemos as crianças repetindo tanto frases, músicas, programas inteiros de TV, fala de personagens entre outros.

Existem 3 tipos de Ecolalias:

  1. Ecolalia Imediata: que acontece imediatamente após a emissão do que foi ouvido, por exemplo: você diz “Oi João!” seu filho ou paciente repete “Oi João”  
  2. Ecolalia Tardia: acontece um espaço de tempo entre o que se ouve o que se ecoa e esse tempo pode ser de minutos, dias ou semanas. Por exemplo: A criança repete na segunda o Programa do Domingo pretendo as falas.
  3. Ecolalia Mitigada: repetição com função comunicativa, a frase é repetida de caricata muitas vezes, mas se encaixa dentro do contexto, portanto alcança um objetivo.

Então, como desenvolver a linguagem?

Uma das nossas preocupações nas Intervenções é com o desenvolvimento da linguagem, seja ela oral ou não oral, para que a criança tenha uma comunicação funcional. Sabemos que quando as Habilidades de Comunicação se expandem os prejuízos comportamentais e excessos são trabalhos com maior facilidade.

Portanto a Ecolalia não pode competir, nem dificultar o Treino de Habilidade de Fala. Lembrando que a fala requer um mediador treinado na comunidade verbal, e ela precisa ter uma função. Se existir Ecolalia já temos emissão de sons, motricidade oral condizente e podemos aproveitar toda e qualquer circunstância para um Treino de Habilidade de Fala.

Importante ressaltar que todo e qualquer TREINO deve ser divertido, tranquilo, sem imposição, facilitando os processos já existentes, como é o Treino Naturalístico. Afinal nossa maior tarefa é ensinar para vida, ela pode sim ser alegre e prazerosa.

Adriana Chalela
CRP49553

Abrir Conversa
Entre em contato conosco!
Entre em contato conosco!