Nosso Blog

Você sabe o que é TDI?

O que é o Transtorno Dissociativo de Identidade?

Entendendo o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI)

A história dramatúrgica e cinematográfica contém inúmeros personagens que em algum momento apresentam duas ou mais personalidades. Um dos filmes mais famosos (e recentes) é o hollywoodiano “Fragmentado”, estrelado por Samuel L. Jackson e James McAvoy, que abordam na obra o transtorno. Desse modo, vamos entender o que é o Transtorno Dissociativo de Identidade, e nas próximas vezes que encontrar alguma representação do transtorno nas mídias, saberá o quanto que procede dentro do âmbito científico.

Começando a compreender

A fim de compreendermos melhor o transtorno, comecemos pela seguinte definição: Uma condição psicológica que afeta não só aspectos como sentimentos e memórias, como também comportamentos e a própria identidade do indivíduo. Ademais, pode-se dizer que a dissociação ocorre pela desconexão entre a pessoa e sua personalidade.

Embora não seja um transtorno frequentemente comentado pela mídia, uma história que ficou muito famosa em 2017 foi a da inglesa Melanie Goldwin, que revelou em uma reportagem a existência de duas personalidades em sua vida, em um momento como uma criança de 3 anos de idade e em outro momento como uma garota já no auge da adolescência, com 16 anos aproximadamente.

Existem causas para o transtorno?

De acordo com especialistas, a causa do TDI provém de um trauma que o indivíduo passou na infância. Em suma, o que acontece é que, após passar por esses tipos de situações, as crianças começam a desenvolver outras formas de si (personalidades) para se defenderem dessas experiências tão prejudiciais. Em suma, são momentos de defesa para suportar a angústia.

Embora a causa mais comum seja a citada anteriormente, outro fator que pode ser a causa do transtorno, de acordo com Remy Aquarone (especialista com mais de 30 anos de experiência no tratamento de TDI), é a falta de ligação afetiva entre a criança e um adulto. É como se a criança confiasse no adulto para depositar sua confiança emocional, e quando esse vínculo é rompido, o indivíduo pode desenvolver essa(s) outra(s) personalidade(s) para se defender – e superar – esse momento traumático.

Existem sintomas que podem ser identificados?

Sim, os sintomas mais frequentes são pseudoconvulsões, desmaios e amnésia (é muito comum que pessoas com TDI não se lembrem de certas ações enquanto a outra personalidade estava no comando). Além disso, pode acontecer de que a outra personalidade que coabita o indivíduo entre em conflito com a personalidade real da pessoa. Funciona da seguinte forma: Imagine vizinhos que convivem no mesmo espaço mas que não gostam muito um dos outros, podendo haver certas “discussões” entre si, dependendo, contudo, da característica de cada uma das personalidades.

Existe tratamento para o TDI?

Sim, e o tratamento mais comum – em primeira instância – é a psicoterapia para garantir que o paciente se sinta bem e seguro. Logo após, é necessário entender e analisar as experiências traumáticas que o indivíduo passou durante a vida, principalmente durante a infância. Á partir disso é feito o conhecimento das diferentes personalidades para entender a motivação do aparecimento de cada uma.

Onde eu posso encontrar tratamento para o TDI?

Nós da clínica Religare possuímos os profissionais mais preparados do mercado para lidar com esse (e muitos outros) tipos de situação. Possuímos psicólogos especializados para atender não apenas o paciente como também a família, afinal o bem-estar é um direito de todos. Além disso, possuímos Terapia ABA, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Musicoterapia, Fisioterapia e Hidroterapia.

Além dos nossos ótimos profissionais, possuímos equipamentos de ponta de todas as áreas para que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Que tal agendar uma visita para nos conhecer melhor? Ligue agora mesmo no número (11) 4319-2522 e agende agora mesmo, será um prazer recebe-los(as)!

Abrir Conversa
Entre em contato conosco!
Entre em contato conosco!