Psicomotricidade

A psicomotricidade é uma ciência que analisa o indivíduo através do seu corpo em relação ao meio sócio afetivo, cognição e movimento, buscando o aprimoramento global de todos os aspectos do seu desenvolvimento, percebendo o ser humano como ser integrado nas áreas supracitadas. Diante disso, para fins terapêuticos, no Centro de Reabilitação Religare a Psicomotricidade atua diretamente na prática motora, de forma preventiva e terapêutica, buscando melhoria do esquema corporal, ampliação do repertório motor e interação com o outro, estimulando os aspectos afetivos, além de interação com o ambiente em que está inserido.

Tendo como estratégia circuitos psicomotores, estratégias lúdicas, intervenções variadas, respeitando as demandas apresentadas por cada paciente, além das bases específicas da especialidade, sendo o Controle da Tonicidade, Equilíbrio, Esquema Corporal, Estruturação Espaço-Temporal, Lateralidade e Praxias Globais e Finas.

E também através da estimulação motora contribuir diretamente para ganhos cognitivos, como aquisição de memória, raciocínio lógico e estratégias, pois a Psicomotricidade tem um olhar integral para cada indivíduo.

Porque a psicomotricidade é tão importante no tratamento do TEA?

A Psicomotricidade tem grande relevância no trabalho de crianças e adultos típicos e atípicos, como os autistas, que apresentam defasagens no desenvolvimento motor, por conta da pouca vivência corporal, da dificuldade de interação com o outro e com o ambiente, ocasionando num corpo pouco estimulado. Com isso a Psicomotricidade faz com que crianças autistas vivenciem seu próprio corpo, ampliando o repertório motor, auxiliando diretamente na formação do seu esquema corporal e consequentemente contribui para sua interação social. Visto que o princípio da interação perpassa pelo autoconhecimento e o reconhecimento do outro.

Nós da clínica Religare contamos com os melhores psicomotricistas do mercado para acolher e atender toda a sua família. Além disso, contamos com uma equipe interdisciplinar para promover a melhor evolução possível. Isto é, nossos profissionais de psicomotricidade estão sempre alinhados com nossos terapeutas de Psicopedagogia, Terapia ABA, Modelo Denver, Fonoaudiologia (e cabine de fonoaudiologia), Hidroterapia, Fisioterapia, Musicoterapia e Terapia Ocupacional. Não só isso, também contamos com psicólogos para atender também familiares, pais e cuidadores.

Abrir Conversa
Entre em contato conosco!
Entre em contato conosco!