A psicopedagogia baseia-se em compreender como acontece a construção do conhecimento, tal como os processos de aprendizagem humana, e por consequência, promover uma maior eficácia da educação. Trata-se, portanto, da união entre a pedagogia e a psicologia. Não obstante, é uma área ainda mais multidisciplinar, abordando conhecimentos de neurologia e também de antropologia.
A abordagem psicopedagógica envolve quatro pilares principais: psicológicos, pedagógicos, afetivos e cognitivos. Esses aspectos são de fundamental importância ao observar os comportamentos da criança, já que são responsáveis também por sua noção do espaço em que habita.
Trata-se essencialmente de um campo investigativo, proporcionando ao psicopedagogo todas as condições de desenvolver a melhor trajetória de aprendizagem.
Por basear-se na análise e observação profunda de uma situação concreta, possibilita que o psicopedagogo utilize de seus conhecimentos prévios e fundamentados nas características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando intervenções eficazes, ainda mais quando alinhadas à aspectos comportamentais e cognitivos.
Psicopedagogia e Autismo
O profissional de psicopedagogia estabelecerá a forma mais adequada de introduzir os conhecimentos sociais disponíveis, incentivando o desenvolvimento cognitivo e ajudando-o(a) na construção de condutas mais assertivas, dando ênfase na convivência do indivíduo no meio social.
Quando a psicopedagogia é utilizada em crianças com TEA, possui a missão de contribuir na assimilação, compreensão e orientações comportamentais, promovendo a quebra de paradigmas para o paciente e possibilitando a relação com o mundo.
Existem inúmeras formas de utilizar da psicopedagogia nas intervenções de crianças com TEA, formulando aspectos como curiosidades, reformulações e inquietações e reforçando uma interação mais aprofundada com o indivíduo. Outro fator que difere a psicopedagogia neste tipo de tratamento das demais abordagens é que o psicopedagogo não foca no transtorno em si, mas sim nos aspectos que englobam a aprendizagem da criança.
É fundamental que cada abordagem seja única, respeitando os limites (sem deixar de trabalhá-los) e tratando as demandas de cada paciente.
Psicopedagogia e pessoas idosas
A psicopedagogia, nessa fase da vida, serve para auxiliar a pessoa idosa a compreender a si mesmo e aceitar seus pensamentos e emoções, auxiliando a formação continuada do paciente.
Muitos idosos passam por um processo de indiferença social – a sociedade em geral e familiares tornam-se apáticos com a pessoa idosa, gerando nela sentimentos e emoções negativas/tristes e que podem adoecê-los.
Por esse motivo, a psicopedagogia reinsere o idoso na sociedade, reintegrando sua vida através do desejo pelo saber. É importante ressaltar que o “saber” aqui dito não se trata da perspectiva acadêmica, mas sim do desejo de aprender mais sobre si e sobre a vida. Trata-se, portanto, de voltar a escrever sua própria história, com saúde mental suficiente para manter uma vida digna.
Em atendimento, o psicopedagogo promove conversas, leituras, troca de conhecimentos, desafios intelectuais, promovendo o desenvolvimento cognitivo e o bem-estar pessoal.
Onde encontrar psicopedagogia?
Aqui, na Clínica Religare, contamos com os melhores psicopedagogos e equipamentos, para auxiliar e acolher toda a sua família. Além disso, dispomos de uma equipe interdisciplinar para acrescentar no tratamento. Além da psicopedagogia, também contamos com terapia ABA, psicologia (tanto para pacientes, quanto para seus familiares, responsáveis e/ou cuidadores), terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia, psicomotricidade, fisioterapia e hidroterapia. Todas essas abordagens agem de forma integrada e com discussão de casos para prover o melhor tratamento possível diante das demandas individuais de cada paciente.
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Nós temos outro olhar e compreendemos que nossos pacientes precisam estar prontos para o mundo.
Desenvolver a autonomia, saber se posicionar, e ser incluído em outros ambientes.
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