Nosso Blog

Os benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental em idosos

Os benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental em idosos

INTRODUÇÃO

Embora cada vez mais discuta-se a importância da saúde mental da população idosa, pouco é conversado em relação aos meios de manutenção do bem-estar deste grupo de pessoas. Por esse motivo, hoje conversaremos sobre os benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em idosos!

Antes de tudo, é necessário diferenciar os tipos de envelhecimento, sendo eles envelhecimento normal e envelhecimento patológico. Este primeiro envolve um declínio das habilidades cognitivas, como alterações no processamento de informações e memória. Já no envelhecimento patológico é comum o aparecimento de doenças cardiovasculares, crônicas, de pressão arterial e circulação sanguínea, depressão e demência.

Outro ponto muito interessante de discutirmos é como que a prevalência de transtornos de ansiedade e humor tendem a cair conforme a idade aumenta, ainda assim, esses tipos de transtornos – incluindo a depressão – são recorrentes nessa faixa etária. Para vocês terem ideia, a depressão nesse grupo possui taxas entre 4% e 9,7%. Já a ansiedade entre a população de 55 anos à 85 anos, a taxa é de 11,6% (BYERS, et al., 2010).

Embora o motivo do aparecimento de ambos os transtornos possam variar, os fatores mais comuns envolvem doenças físicas, dificuldades cognitivas, luto e incapacidades. Sendo assim, é notável a correlação entre a queda da saúde física e o declínio cognitivo.

A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) EM IDOSOS

Os últimos estudos (BUTLER. HOFFMAN; SMITS) mostram que a Terapia Cognitivo Comportamental é o modelo psicoterapêutico mais consistente para o tratamento dos transtornos supracitados acima. Analogamente, esse modelo de terapia é igualmente eficaz para idosos, melhorando significativamente a saúde mental, sintomas ansiosos e depressivos.

Dependendo da classe sócio-econômica do grupo de idosos, a TCC pode ser aplicada em conjunto, isto é, atendendo um maior número de pacientes em um menor número de sessões, mantendo a eficácia e o custo-benefício. Em suma, são combinadas tanto as técnicas de TCC como as técnicas de terapias grupais, auxiliando no ensinamento de novos comportamentos.

QUÃO EFICAZ É ESTE MODELO TERAPÊUTICO?

Conforme abordado neste estudo, a aplicação de TCC em um certo grupo de idosos demonstrou uma redução significativa nos sintomas de ansiedade, depressão, e queixas de memória. Os resultados foram tão impressionantes que a classificação de ansiedade deste grupo mudou-se de moderada pra leve.

Uma das coisas mais interessantes a se observar é como que, com o tempo, os pacientes começaram a se sentir cada vez mais seguros após a TCC, e começando a transpor tudo o que foi trabalhado em sessão na vida quotidiana.

Os últimos avanços científicos, portanto, mostram que a psicoterapia em grupo é extremamente benéfica à população idosa, pois não só age no âmbito individual como também auxilia na interação com o próximo, no apoio social, e claro, nas habilidades comportamentais e cognitivas.

ONDE POSSO ENCONTRAR TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA IDOSOS?

Nós da Clínica Religare possuímos os melhores terapeutas para auxiliar você e sua família a terem um melhor bem-estar. Além de psicólogos com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, também possuímos terapias como: Terapia ABA, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Musicoterapia, Fisioterapia, Hidroterapia, e claro, Psicoterapia para pais e/ou cuidadores, afinal estar bem é um direito de todos, né?

Não só isso, também possuímos tecnologias de ponta para o melhor desenvolvimento possível de nossos pacientes. Você já conhece a Mesa Alfabeto? Clique aqui e confira!

E caso queira agendar uma visita conosco, ligue agora mesmo para o número (11) 4319-2522. Será um prazer recebe-los(as)!

Abrir Conversa
Entre em contato conosco!
Entre em contato conosco!