Terapia ABA: Autismo, Cuidado e Socialização

Papais, mamães ou familiares que convivem com crianças autistas ou outros transtornos/distúrbios neurobiológicos sabem que dentre todas as preocupações, o desenvolvimento de habilidades sociais e conduta é algo que tende a se sobressair. O que todos queremos é que nossos pequenos eventualmente se tornem independentes e autônomos, né?

Por esse motivo, vamos ver hoje como a Terapia ABA pode auxiliar no desenvolvimento social e porque ela é tão importante.

Em suma, para quem não sabe o que é ABA, trata-se de uma área do conhecimento que desenvolve pesquisa e aplicações com base na ciência da análise do comportamento. Por conta disso, ABA significa Análise do Comportamento Aplicado. Caso queira saber mais sobre o que é ABA e como ela funciona, não deixe de conferir nosso site.

Esse modelo de terapia auxilia e muito não só com questões sociais como também de auto-cuidado. Inicialmente conhece-se o paciente e seu histórico para que o planejamento possa ser feito, isto é, leva-se em conta os diferentes contextos da vida do paciente junto ao seu comportamento, que será analisado e por consequência será melhorado.

Se formos pensar em um ato simples do quotidiano que muitos encontram dificuldade, como escovar os dentes, o que pode ser feito? É interessante separar em partes todo o ato, ou seja, inicialmente entra-se no banheiro, acende a luz, fica em frente à pia, pega a escova, posiciona a escova na pia, pega o creme dental, alinha o creme dental com a escova, coloca a quantidade adequada do creme dental na escova e por aí vai.

Ou seja, por mais simples que pareça, é fundamental dividir cada passo desse ato para que a criança desenvolva cada um desses pontos. A Terapia ABA então, exerce um papel fundamental para proporcionar estratégias à criança e familiares com o propósito de ensinar cada uma dessas partes que são cruciais e que farão a diferença no seu comportamento, fazendo com que ela desenvolva não só o cuidado de si como também suas habilidades sociais.

0 comments on “Terapia ABA: Autismo, Cuidado e SocializaçãoAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *