Nossas terapias

Terapia ABA

ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada) é uma ciência que tem como objetivo a qualidade de vida humana através da mudança de comportamento. A ABA utiliza de métodos e tecnologias, com as melhores evidências científicas, para a intervenção no tratamento de indivíduos dentro do Espectro do Autismo.

O tratamento se inicia com AVALIAÇÃO, utilizando testes padronizados e validados, além de minuciosa avaliação interdisciplinar. Com isso, são definidas as intervenções mais adequadas de acordo com as necessidades do paciente.

 

Modelo Denver

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model – ESDM) é uma forma de terapia comportamental para crianças de 12 a 48 meses de idade, com autismo .

O modelo é baseado nos métodos da Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicado) e se distingue pelo uso de estratégias de ensino. O grande objetivo é ensinar as crianças através de jogos, sem deixar de lado os princípios da ciência da análise aplicada ao comportamento.

 

psicologia

Cada vez mais em ascensão, a Psicologia é a área da ciência responsável pelo estudo comportamental das pessoas desde o nível individual ao coletivo.

Possui metodologias embasadas academicamente e ramifica-se em diversas abordagens, como clínicos, sociais, educacionais e trabalhistas, por exemplo, para compreensão e proposta de soluções com base no bem-estar e desenvolvimento das pessoas.

Inúmeros fatores podem afetar negativamente a vida de alguém, sejam problemas cotidianos, traumas, insatisfações, etc. Por isso o trabalho do psicólogo é tão fundamental, afinal possuem capacidade de escuta qualificada, aprimorada através de anos de estudo e, por consequência, tornando-os capazes de analisar e mostrar alternativas que parecem difíceis de solucionar.

psicopedagogia

A psicopedagogia baseia-se em compreender como acontece a construção do conhecimento, tal como os processos de aprendizagem humana e, por consequência, promover uma maior eficácia da educação. Trata-se, portanto, da união entre a pedagogia e a psicologia. Não obstante, é uma área ainda mais multidisciplinar, abordando conhecimentos de neurologia e também de antropologia.

A abordagem psicopedagógica envolve quatro pilares principais: psicológicos, pedagógicos, afetivos e cognitivos. Esses aspectos são de fundamental importância ao observar os comportamentos da criança, já que são responsáveis também por sua noção do espaço em que habita.

Terapia ocupacional

O que é a Terapia Ocupacional

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CFFITO), a Terapia Ocupacional é definida como a prevenção e tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos.

O terapeuta ocupacional compreende a atividade humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção do indivíduo.

Terapia Ocupacional e TEA

A criança aprende sobre o mundo quando interage com ele, usando as informações que chegam à elas pelos sentidos e o brincar, que é o recurso mais usado na terapia ocupacional, já que a criança se desenvolve através do lúdico.

No TEA, o terapeuta ocupacional auxilia o indivíduo a melhorar a sua qualidade de vida em todos os âmbitos e ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para a maior autonomia e independência do indivíduo, dentro de suas potencialidades.

cabines de fono

Processamento auditivo

Processamento auditivo é definido como a eficiência e eficácia com que o sistema nervoso auditivo utiliza a informação auditiva (ASHA 2005). Para processar a informação auditivamente, os sons têm que ser detectados e interpretados, isto é, “o que fazemos com o que ouvimos”. Os estímulos devem ser captados pelo sistema auditivo periférico e codificados neuralmente, transformados e interpretados internamente, pelo Sistema Auditivo Central (ASHA 2005).

Transtorno do processamento auditivo

Déficit no processamento neural do estímulo auditivo que não pode ser atribuído a fatores de ordem superior como a linguagem, a memória e a atenção. No entanto, pode levar ou estar associado à dificuldades de linguagem, aprendizagem e comunicação. Embora o TPAC possa co-existir com outros transtornos (TDAH, comprometimento da Linguagem e dificuldade de aprendizagem), não é resultado destes transtornos. (ASHA 2005)

 

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é uma ciência na saúde da comunicação humana, que abrange o atendimento a recém nascidos até a 3 ª idade e vai muito além de “ensinar a pessoa a  falar”. A fonoaudiologia tem como objetivo reabilitar a comunicação de crianças e adultos, que muitas vezes pode estar alterada por diversas razões, como autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva, ou até mesmo um atraso de linguagem sem nenhum outro fator associado.

Na Religare, a intervenção fonoaudiológica visa facilitar a comunicação entre o paciente e o seu meio social (família, escola, amigos), por ter uma população centrada na infância e adolescência, assistida basicamente no TEA e outras comorbidades. Na intervenção é feita a avaliação, promoção, prevenção, habilitação, reabilitação e  aprimoramento em linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial, através de terapias lúdicas e individuais, com orientações às famílias.

musicoterapia

A musicoterapia é o conjunto de técnicas que utiliza a música e seus elementos na prevenção, tratamento e reabilitação do indivíduo. Sendo uma terapia auto expressiva, visa facilitar e encontrar caminhos de comunicação que trabalham mais do que a linguagem verbal. Geralmente, são usadas músicas e sons, sempre utilizando o universo sonoro como discurso principal. 

A musicoterapia também auxilia na qualidade de vida e aprimora condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, de saúde e bem estar.

psicomotricidade

A psicomotricidade é uma ciência que analisa o indivíduo através do seu corpo em relação ao meio socioafetivo, cognição e movimento, buscando o aprimoramento de todos os aspectos do seu desenvolvimento, percebendo o ser humano como ser integrado nas áreas supracitadas. Para fins terapêuticos, na Religare, a Psicomotricidade atua diretamente na prática motora, de forma preventiva e terapêutica, buscando melhoria do esquema corporal, ampliação do repertório motor e interação com o outro, estimulando os aspectos afetivos, além de interação com o ambiente em que está inserido.

Trabalhamos circuitos psicomotores, atividades lúdicas, intervenções variadas, respeitando as demandas apresentadas por cada paciente, além do controle da tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, estruturação “espaço-temporal”, lateralidade e praxias globais e finas.

fisioterapia

Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas e/ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida. (CREFITO-9).

Método therasuit

O método Therasuit é um programa de fisioterapia intensiva para pessoas com desordens neuromusculares que necessitam de repetições para aprender novas habilidades motoras, além de outros ganhos como: melhor coordenação, ganho de força muscular, flexibilidade, resistência e equilíbrio.
O protocolo utiliza equipamentos e técnicas especializadas, como a Gaiola, que é a Unidade de Exercícios Universais, e uma órtese dinâmica chamada Therasuit.

Método bobath

Desenvolvido para o tratamento de disfunções neurológicas, o Método Bobath é uma abordagem terapêutica que visa facilitar os movimentos e as posturas seletivas da criança. Nesse método, o paciente não aprende o movimento e, sim, a movimento deste, para estimular movimentos automáticos e involuntários . Uma grande vantagem do Método Bobath é que pode ser aplicado precocemente em bebês, evitando que estabeleçam-se desordens de postura e movimento.


Hidroterapia

A hidroterapia é um recurso utilizado pela fisioterapia que associa as propriedades da água à prevenção e ao tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina aquecida, visando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.

Como principais benefícios podemos promover o relaxamento muscular, alívio de dor, ganho da amplitude de movimento, ganho da força muscular global, proporciona liberdade de movimentos, promove melhoras nas atividades de sono e descanso, melhora no sistema cardiorrespiratório, linfático, retorno venoso, melhorando o desenvolvimento e qualidade de vida do paciente.

O diferencial no Centro de Reabilitação Religare é que tanto a Fisioterapia  quanto a Hidroterapia são permeadas pelas melhores práticas dentro da Análise do Comportamento Aplicada, a fim de que os excessos comportamentais não sejam entraves para a evolução do paciente.